21 abril, 2006

Conferência Municipal de Cultura





Conferência Municipal de Cultura começa 5ª feira

Dois dias para se analisar e discutir os diversos segmentos culturais e artísticos de Pelotas. É a Conferência Municipal de Cultura 2006, promovida pela Prefeitura Municipal de Pelotas, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), juntamente com a Universidade Federal (UFPel). O evento acontece nos dias 27 e 28 de abril, no Instituto de Ciências Humanas ICH/UFPel que fica na rua Alberto Rosa, 154. Além dos painéis e debates que integram a programação, paralelo à Conferência, acontece o encontro regional de dirigentes de cultura. Qualquer cidadão pode participar do evento, basta fazer a inscrição mediante o preenchimento de Ficha disponível na Secult- Praça Coronel Pedro Osório, 02.
Faltando uma semana para o início dos debates que visam, num primeiro momento, a formulação de um Conselho Municipal de Cultura, os últimos contatos já começam a ser encaminhados. Tudo para garantir a presença de gestores, produtores e intelectuais da área da arte e da cultura, na busca de uma reflexão coletiva, seguida da discussão acerca dos temas da maior relevância para o desenvolvimento da cultura no município e região. Para o segundo dia do encontro estão previstos grupos de trabalho através de seis diferentes salas temáticas: Artes Cênicas, Artes Visuais e Áudio Visuais, Literatura, Manifestações Populares, Memória e Patrimônio, e Música. De acordo com os realizadores, a Conferência de Cultura insere Pelotas de forma concreta no Sistema Nacional de Cultura que traz em sua estrutura a integração das três instâncias da Federação (União, Estados e Municípios), para pleitear ações imediatas e futuras de políticas públicas permanentes que não se atenham a ideologias partidárias e que sejam includentes e perenes.
As questões já discutidas em Brasília, durante a primeira Conferência Nacional de Cultura ocorrida em dezembro de 2005, serão retomadas e reavaliadas. Propor e priorizar ações a partir da realidade do Estado e do Município, além de inserir os agentes privados à Gestão Pública de Cultura e encerrar esta Conferência com a eleição de um renovado e revigorado Conselho Municipal de Cultura, são as principais metas traçadas para o encontro.
Conforme a titular da Secult, Beatriz Araújo, a idéia do encontro surgiu há dois durante a formatação do plano de governo desta administração. “As palestras e discussões aqui propostas, nortearão a finalização e implantação de um plano de cultura que surgiu a partir de Seminário promovido, em 2004, pela Coligação Unidos por Pelotas para elaboração do plano de governo e de uma política permanente de diálogo com os diferentes segmentos artísticos e culturais que vem sendo executadas desde o ano passado”. Beatriz enfatiza ainda que a política cultural desta administração adotará princípios, valores e estratégias em consonância com um modelo de gestão que se propõe a mobilizar meios, idéias e pessoas para a consolidação de uma proposta de inclusão social e de construção da cidadania a partir da cultura.
A Conferência de Cultura tem o apoio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Seriarte, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Azonasul, SANEP e patrocínio da Via Cabo TV.
Encontro Regional de Cultura
Na sexta-feira (28), a partir das 14h, no auditório do Instituto João Simões Lopes Neto, Dom Pedro II, 810, será realizado o encontro de Dirigentes Municipais de Cultura. Para o evento já está confirmada a presença do titular da pasta de cultura do estado, Vítor Hugo Silva, secretários de cultura e do presidente do Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (CODIC) - órgão ligado à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) -, Rubens Oliveira.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Guilherme Neto, e alguns conselheiros também participarão do encontro, promovendo uma interiorização daquele Conselho.
Um dos pontos fortes do encontro será o debate acerca das políticas públicas, ou a falta dessas e a solicitação ao Conselho Estadual de Cultura (CEC) uma maior aproximação com os municípios e propor aos dirigentes a criação e o aperfeiçoamento de instrumentos municipais, que incentivem as atividades de cultura, como leis municipais e fundos de cultura, entrarão na pauta.
Para Beatriz Araújo, este é o momento para reunirmos dirigentes municipais de cultura do Rio Grande do Sul, bem como da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e CEC, visando a aproximação dos municípios com tais entidades. “Queremos aproximar essas instituições, que são as responsáveis por estabelecer as diretrizes de políticas públicas de cultura em nosso estado”, argumenta.
#
Programação
#
27/04 – Quinta-feira
Das 8h às 9h – Credenciamento; 9h – Solenidade de Abertura com a presença de Célio Roberto Turino de Miranda (MinC), Prefeito Municipal, Secretária de Cultura, Presidente da Câmara Muncipal, representantes da Sedac, CEC, UFPel; 9h30min - Painel: “O Sistema Nacional de Cultura e a Importância dos Conselhos de Cultura”, com o Secretário de Programas e Projetos Culturais Célio Roberto T, de Miranda e um integrante do Conselho Estadual de Cultura (CEC/RS); 10h30min Painel: “Economia e Cultura”, com o cineasta Henrique de Freitas Lima; 12h – Almoço com adesão. 14h – Palestra – “Gestão Pública e Cultura”, com Paula Mascarenhas; 15h – Palestra – “Cultura é Direito e Cidadania” – Os desafios modernos para uma cultura de paz - com Marcos Rolim; 16h – Palestra – “O Financiamento da Cultura e seus Desdobramentos na Economia das Cidades”, com Albano Volkmer (Sedac); 17h – Palestra – “Patrimônio Cultural” – com Beatriz Muniz Freire (IPHAN); 18h – Palestra – Comunicação é Cultura – com a produtora cultural Lúcia Silber; 19h – Atividade Artística;
#
28/04 – Sexta-feira
8h – Salão Principal – Apresentação da Metodologia; 8h30min – Salão Principal – Divisão dos Grupos de trabalho; 8h45min – Salas Temáticas – Construção dos Meios Para o Fortalecimento da Economia da Cultura - Gestão Pública e Cultura Sala Artes Cênicas / Sala Artes Visuais e Áudio Visual / Sala Literatura / Sala Manifestações Populares / Sala Memória e Patrimônio / Sala Música. 9h45min - Salas Temáticas – Construção dos Meios Para o Fortalecimento da Economia da Cultura – Cultura é Direito e Cidadania Sala Artes Cênicas / Sala Artes Visuais e Áudio Visual / Sala Literatura / Sala Manifestações Populares / Sala Memória e Patrimônio / Sala Música. 10h45min - Salas Temáticas – Construção dos Meios Para o Fortalecimento da Economia da Cultura – Economia da Cultura Sala Artes Cênicas / Sala Artes Visuais e Áudio Visual / Sala Literatura / Sala Manifestações Populares / Sala Memória e Patrimônio / Sala Música. 11h45min – Momento Pausa 12h – Almoço livre 13h45min - Salas Temáticas – Construção dos Meios Para o Fortalecimento da Economia da Cultura – Patrimônio Cultural Sala Artes Cênicas / Sala Artes Visuais e Áudio Visual / Sala Literatura / Sala Manifestações Populares / Sala Memória e Patrimônio / Sala Música. 14h45min - Salas Temáticas – Construção dos Meios Para o Fortalecimento da Economia da Cultura – Comunicação é Cultura Sala Artes Cênicas / Sala Artes Visuais e Áudio Visual / Sala Literatura / Sala Manifestações Populares / Sala Memória e Patrimônio / Sala Música. 15h – Momento Pausa II 15h15min – Salas Temáticas – Indicação dos candidatos ao Conselho Municipal de Cultura; 16h –Apresentação dos Candidatos ao Conselho Municipal de Cultura; 16h30min – Apresentação das Propostas de cada Sala Temática; 17h –Escolha dos Conselheiros Municipais de Cultura; 18h – Encerramento com atividade artística.
Infome:
Data: 20/04/2006
Hora: 17:51
Redator: Secom
foto: Rejane Botelho

Nenhum comentário: