17 março, 2006

Reunião da Secult com artistas

Reunião da Secult com artistas debateu as artes visuais

Na reunião realizada ontem, entre a diretoria de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e cerca de 20 representantes de entidades ligadas às Artes Visuais na cidade, foram abordados os assuntos que envolvem a utilização dos espaços destinados na cidade a este seguimento artístico. Um novo encontro já está marcado para a próxima terça-feira (21), às 14h, para os encaminhamentos finais.

A reunião teve como objetivo garantir ambientes de contato entre o público e a obra artística e definir as características de suas salas no intuito de facilitar a compreensão da arte de Pelotas, do Rio Grande do Sul e do Brasil, suas histórias, permanências e perspectivas.

Além da minuta apresentada pela Secult com as propostas e critérios que serão adotados para a ocupação da Sala Frederico Trebbi e na nova Sala Inah D’ Ávila Costa, também foram discutidas as sugestões trazidas pelos artistas a fim de encaminharem o seu funcionamento.

Segundo a secretária de Cultura, Beatriz Araujo, as salas de exposição Antonio Caringi e Frederico Trebbi pretendem dialogar com a produção contemporânea da cidade e de fora dela, facilitando a circulação e visibilidade de artistas, através de parcerias representativas do sistema das artes local e com entidades de relevância cultural indiscutível - como a firmada entre esta secretaria e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

O mais novo espaço criado pela Secult, a Sala Inah D’Ávila Costa, além de reconhecer e homenagear um dos maiores nomes das artes no estado, pretende buscar abordagens possíveis para a compreensão da história da arte de Pelotas e região.

Outro local reservado à guarda e visibilidade dos registros da vida artística da cidade é o Memorial do Theatro Sete de Abril, que durante todo o ano mantém programação baseada nos documentos que discursam sobre as Artes cênicas em um dos mais renomados espaços destinados às artes cênicas no País.

De acordo com Beatriz, “todas as salas vêm passando por intervenções técnicas, destinadas a oferecer ao público e artistas estruturas adequadas para seus momentos de deleite estético. Assim, a Secult entrega ao povo de Pelotas espaços para se ver: ver a si, ao outro e ao mundo, a partir do olhar sensível das artes visuais”, finalizou.

Data: 17/03/2006

Hora: 17:28

Redator: Secom

Fotógrafo: Vanderlei Porto

Nova reunião com artistas visuais na Secult
A Secretaria Municipal de Cultura realiza amanhã, 21, às 14h, na sede do órgão, uma nova reunião com artistas visuais para encaminhamentos finais do primeiro encontro, que aconteceu no último dia 17.Vinte representantes de entidades ligadas às Artes Visuais na cidade participaram da primeira reunião com a diretoria de Artes Visuais da Secult e a titular da pasta, Beatriz Araujo. O objetivo dos encontros é o de garantir espaços para o público e a obra artística e definir as características de suas salas no intuito de facilitar a compreensão da Arte de Pelotas, do Rio Grande do Sul e do Brasil, suas histórias, permanências e perspectivas. Além da minuta apresentada pela secretaria com as propostas e critérios que serão adotados para a ocupação da Sala Frederico Trebbi e a nova Sala Inah D’ Ávila Costa, também foram discutidas as sugestões trazidas pelos artistas a fim de encaminharem o seu funcionamento.

Data: 20/03/2006

Hora: 16:28

Redator: Secom

Fotógrafo: Vanderlei Porto

Nenhum comentário: